Fórum de Charadas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 101
Data de inscrição : 24/02/2019
Idade : 62
Localização : Valpaços
http://charadasecharadistas.blogspot.com

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Qua Ago 07, 2019 11:48 am
Aproveitando a ideia lançada pelo Olidino, aqui fica a questão.
Que fazer para cativar os jovens para o Charadismo?
avatar
Omases et Erba
Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/08/2019

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Qua Ago 07, 2019 3:51 pm
Formas de captar os mais novos? Não sei, até porque ainda não consegui que nenhum dos meus filhos (são dois, 16 e 24 anos) se interessasse pelas charadas.

Mas posso adiantar que, no meu caso, tudo terá começado no Mundo de Aventuras, com o Sete de Espadas...
O policiarismo e as cruzadas levaram-me a descobrir também as charadas.
Isso aconteceu através do XYZ magazine, numa secção orientada, se não me falha a memória, pelo Zepote.
Mais tarde, a decifração e produção de cruzadas também me levaram até ao "Recreio" do El Nunes, onde voltou a despertar o interesse pelas charadas.

Mas, na origem de tudo, talvez tenha estado o interesse pela banda desenhada, porque era essa a motivação inicial para comprar o Mundo de Aventuras.
Foi através do interesse pela BD que descobri a secção do Sete de Espadas... Comecei a responder com o pseudónimo de Ali Katt, entusiasmei-me e o resto aconteceu...

O que falta hoje ao charadismo para motivar os mais novos talvez seja uma revista ou uma página online que seja atractiva e que lhes ofereça algo para além das charadas...
Olidino
Olidino
Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/02/2019
Idade : 62
Localização : Braga
http://olidino.no.comunidades.net/charadismo-e-cruzadismo

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Qua Ago 07, 2019 6:35 pm
Poderá ser por aí ... sim.... tipo um jogo da " Play Station " onde para passar para o nível seguinte terão que decifrar uma charada ? Very Happy Very Happy Smile Sad
avatar
Omases et Erba
Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/08/2019

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Qui Ago 08, 2019 3:03 pm
Nada de playstations... Quem se diverte com as playstations, normalmente não quer pensar muito e quer coisas imediatas...
Decifrar charadas leva o seu tempo, principalmente as que obrigam a pesquisar em vários dicionários.

Para atrair novos decifradores, é preciso que as charadas sejam atractivas e relativamente fáceis.

Lembro-me de um jornal chamado "O Amigo do Povo", da diocese de Coimbra que era assinado pelo meu pai e também por uma série de vizinhos na Gafanha da Encarnação, minha terra natal... Semanal, barato e com apenas 4 páginas, era de leitura quase obrigatória por aquelas gentes...
Pois na última página havia sempre uma pequena secção com uma anedota, uma adivinha, uma "charada combinada" e uma "charada em frase"...
A "charada combinada" consistia em 3 ou 4 palavras às quais faltava a sílaba inicial. Com as sílabas em falta formava-se uma nova palavra. Eram fornecidas as definições de cada palavra incompleta e da palavra final.
A "charada em frase" era uma adicionada simples.
As soluções vinham na semana seguinte.
Mas toda a gente se entusiasmava e tentava descobrir a adivinha e decifrar as charadas...

Talvez uma secção como essa, com 1 ou 2 charadas simples por dia, num jornal de distribuição nacional, pudesse atrair malta nova. Foi assim que começou o sudoku...
avatar
ricardo manuel azevedo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 25/02/2019

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Sex Ago 09, 2019 10:50 pm
boa noite pessoal amigo, olha quem diria o ali Katt, do nosso velhinho M.A. assim como o Faria, como eu e muitos outros, entretanto o M.A. faleceu, e aparece o Públicopoliciário, extinto após vinte cinco anos, aqui conhecemos os e as maiores criadoras de estórias, todos e todas merecem uma homenagem, em B.D. tivemos grandes ilustradores, no policial grandes contistas, na decifração muitos amigos, foi pena a divisão e que me desculpem por uma merdinha de nada....
avatar
ricardo manuel azevedo
Mensagens : 45
Data de inscrição : 25/02/2019

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Ter Ago 13, 2019 11:34 pm
O POLICIÁRIO recomeça em boa hora, e pelos vistos na SÁBADO, onde pensava e penso publicar aquelas valentes cruzadas, mas respondendo ao tópico, se tudo der certo, entre 1400 alunos se 10 por cento participarem para mim já é muito bom, aquele abraço
Conteúdo patrocinado

Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje? Empty Re: Que estratégias adoptar para melhor dar a conhecer e divulgar o charadismo ao jovens de hoje?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos